Saiba como diminuir a distância do trabalho remoto e entregar um trabalho de qualidade.
O trabalho como assistente virtual ou secretária remota depende de muita organização, proatividade e dedicação. Para isso, quem trabalha nessa área precisa conhecer algumas ferramentas de organização de tempo, gestão de tarefas, compartilhamento de documentos, entre outros. Só assim é possível trabalhar pela internet com qualidade – sem perder prazos e documentos, por exemplo – o que ajuda na retenção de clientes.
Como trabalhar de casa de uma forma organizada?
Para ter sucesso ao trabalhar pela internet é preciso saber como acessar os documentos online, fazer gestão de agenda à distância, se comunicar por meio de videochamadas, enfim, definir quais ferramentas online serão utilizadas como principais instrumentos de trabalho.
Essa é a base do trabalho remoto, ou seja, para atender a clientes como assistente virtual ou secretária remota, você precisa conhecer as ferramentas que te conectam com seus clientes independente de onde estiver.
Sabendo organizar suas tarefas e manter as informações dos clientes acessíveis e atualizadas, você ganha flexibilidade de horários, mais tempo para equilibrar vida pessoal e profissional, além, é claro, de ter todo o conforto do seu lar como escritório.
Se você não sabe nem por onde começar, não se preocupe, trouxemos uma lista que pode te ajudar muito.
Ferramentas online para começar a trabalhar de casa como Assistente Virtual
- Ferramentas para compartilhamento de documentos: é comum que como assistente virtual seja demandado o preenchimento de tabelas, construção ou revisão de documentos (atas, centralização de feedbacks de clientes, controle da contabilidade,…), organização de pastas, entre outros. Para fazer isso trabalhando online existem ferramentas como o Google Drive e o Box, que são gratuitas e permitem a criação e armazenamento de documentos compartilhados..
- Ferramentas de gestão de tarefas grátis: o Trello, Asana e ClickUp são exemplos de ferramentas que permitem a criação de cards com todos os dados da tarefa a ser realizada e a organização deles de um modo que você consiga ver o que precisa ser feito, o que está em produção e o que foi realizado – fazendo, inclusive, um histórico para que possa consultar as tarefas depois. Além de ajudar na organização pessoal de quem trabalha online, a gestão dessas ferramentas pode, também, ser um tipo de serviço oferecido como assistente virtual.
- Ferramentas de gestão de agendas: além de usar para si, ter conhecimento dessas ferramentas possibilita a oferta de um serviço. A organização de agenda é um trabalho comum das secretárias remotas, para isso, o Google Calendar é uma ótima ferramenta. Ele pode ser sincronizado com muitas ferramentas de gestão, automatizando a anotação de prazos de entrega de tarefas ou de reuniões, por exemplo.
- Ferramentas de comunicação: para trabalhar online é crucial ter acesso a ferramentas que permitam uma conversa fluida para alinhamentos. Zoom, Google Meets e Microsoft Teams são alguns exemplos das plataformas mais utilizadas para reuniões. O WhatsApp Business também é útil para as assistentes virtuais por permitir o gerenciamento de conversas comerciais, programação de respostas padrões e organização da entrada de demandas.
Use a tecnologia ao seu favor como Assistente Virtual
O trabalho remoto depende da tecnologia, por isso, dominar as principais ferramentas do mercado é um diferencial para quem quer atuar como assistente virtual. Se você está buscando autonomia profissional e não sabe por onde começar, conhecer essas ferramentas já é um primeiro passo.
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Excelentes dicas. Já estou buscando esse novo método de trabalho.
Que bom que gostou, Marly!
Toda semana tem mais conteúdo novinho aqui para todo mundo que está se reinventando – e adorando muito tudo isso! É uma verdadeira transformação!
Volte sempre! 😉
Onde posso encontra Clientes ?
Oi, Ana Thaíse!
Tem várias formas para encontrar seus possíveis clientes, vou deixar aqui alguns conteúdos sobre isso:
Aqui mesmo no blog temos uma categoria de artigos totalmente dedicada a este tema. Separei 2 artigos que são bem diretos:
“Onde encontro meus primeiros clientes” https://www.comoserassistentevirtual.com.br/blog/como-conseguir-clientes/onde-encontro-meus-primeiros-clientes/
“Como atrair clientes” https://www.comoserassistentevirtual.com.br/blog/como-conseguir-clientes/como-conseguir-clientes/
No meu canal do Youtube também tenho vídeos sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=JdIFLt0oiiw&t=2s
Espero ter ajudado! Se precisar, pode chamar novamente! 🙂
SOU SABRINA
TENHO EXPERIENCIA NA AEREA FINANCEIRA DE 10 ANOS
MEU MAIOR SONHO E TRABALHAR EM CASA ..
AMO TRABALHAR NA AREA FINANCEIRA ME SINTO REALIZADA …
GOSTARIA MUITO DE COMEÇAR NESSE NOVO METODO..
MAS AQUI NA MINHA REGIAO NAO TEM ISSO AINDA MAS POSSO PEGAR CLIENTE DE FORA NE …
Oi, Sabrina!
Sim, com certeza você pode fazer o que gosta de casa e trabalhar com clientes de outras cidades!! Pense assim: quando você faz uma compra pela internet, compra só de lojas da sua cidade? Não, né?!
A internet não tem fronteiras e nos permite trabalhar para clientes de qualquer lugar do Brasil e do mundo. 🙂
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Espero que goste!