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A digitalização de negócios e o papel (fundamental) da assistente virtual neste processo

Publicado em: 10/12/2020
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Assistente Virtual e Digitalização dos negócios

Mais do que ter uma presença online, as empresas precisam desenvolver uma mentalidade digital.

Em um mundo cada vez mais conectado, principalmente após as mudanças de hábitos e comportamentos impulsionadas pela pandemia, não tem mais como as empresas ficarem longe do ambiente digital. É no meio online que os clientes estão — se não para comprar produtos e serviços, para pesquisar sobre eles. Portanto, é essencial que os negócios que ainda não passaram por um processo de digitalização, acelerem isso. Uma assistente virtual pode ajudar, e muito, nessa jornada. 

Mais do que ter uma conta nas redes sociais e um blog, para ser digital uma empresa precisa ter uma mentalidade que condiga com o ambiente. Apenas transpor as operações do offline para o online não fará, efetivamente, muita diferença. Nesse contexto, contar com profissionais que estão  conectados com a mentalidade digital é um primeiro passo importante. As assistentes virtuais já nasceram dentro dessa lógica e podem ajudar as empresas a entenderem a importância de características como flexibilidade, trabalho remoto, agilidade e interdisciplinaridade. 

Mentalidade digital vs digitalização

A digitalização de um negócio passa por trazer a empresa para o ambiente online, criando páginas e estratégias digitais para oferecer uma experiência conectada aos consumidores. Por outro lado, a digitalização prevê também que os processos internos do negócio sejam online, a fim de possibilitar a maior conectividade, facilidade e agilidade. 

Além de transpor sistemas e o relacionamento com o cliente para o online, para ser verdadeiramente digital, o negócio precisa desenvolver uma mentalidade que mais dinâmica, democrática e ágil, que é da natureza da própria internet. Para tal, algumas características são essenciais, como:

  • Flexibilidade: o digital não tem hora, lugar e verdade absoluta. Tudo muda o tempo todo. Para a empresa estar preparada para essa realidade, a flexibilidade precisa também estar presente no seu modo de operação, permitindo mudar os planos de acordo com os movimentos de mercado de forma ágil; contratar pessoas por suas habilidades de forma remota; estar preparado para mudanças e responder rápido a elas de forma estratégica. 
  • Interdisciplinaridade: a internet democratizou o acesso à informação, dessa forma,  ampliou muito o perfil do público dos negócios. Para entender os clientes e oferecer uma experiência positiva, portanto, é preciso que pessoas de diferentes áreas e com diferentes experiências ajudem na construção do produto/serviço. Só dessa forma a diversidade de opiniões será contemplada e a empresa conseguirá abranger o público de forma completa.
  • Cultura de testes: ser ágil é essencial em ambientes online, uma vez que tudo acontece e muda muito rápido. Para conseguir acompanhar a velocidade das transformações, no entanto, é preciso não ter medo de errar. A nova regra é “erre rápido”, ou seja, é preciso testar todas as possibilidades, analisar os dados sobre os resultados das ações e, se forem negativos, logo mudar para uma nova direção. O problema é ficar parado e não tentar coisas novas – o erro faz parte do caminho. 

Como uma assistente virtual ajuda a criar uma mentalidade digital nos negócios

O perfil das assistentes virtuais já traz muito das características de uma mentalidade digital: por natureza, essas profissionais são interdisciplinares e conseguem atender a diferentes demandas, tendo uma visão completa sobre determinada função; a flexibilidade faz parte do seu modo de trabalho, que prevê uma atuação remota e com horários diferenciados, se for preciso; além disso, comprometimento e agilidade permitem que as assistentes virtuais ajudem a operacionalizar testes e captar informações a fim do empresário entender se as estratégias estão no caminho certo. 

Outro ponto importante é a personalização: mesmo em um ambiente digital, as pessoas estão cansadas de receberem respostas padrões, falarem com robôs ou serem tratadas como uma grande massa. A assistente virtual pode ajudar os negócios a dar um tom mais pessoal para as suas estratégias digitais, prestando serviços como gestão de comentários e SAC, por exemplo. 

Tanto para empresários, quanto para as assistentes virtuais desenvolver uma mentalidade digital é essencial para se manter relevante no mundo de hoje. Saiba mais sobre como a era da digitalização mudou o formato de contratação e valorizou as habilidades e interdisciplinaridade frente à formação.

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